sábado, 13 de setembro de 2008

Norte de Portugal - Viana do Castelo

Segunda parada: Viana do Castelo. Mais uma cidade da província do minho e nossa última parada antes de chegar à Espanha. Uma cidade relativamente grande da região. No dia em que nós passamos por lá estava acontecendo um evento de ciclismo. Chegamos na cidade mortos de fome e logo fomos decidir onde comer. Apesar da minha vontade de ir no shopping comer o bom e velho fast food, não me deram ouvidos e fomos a um restaurante pequeno que tinha comida típica, apesar de que não identificamos nenhuma comida específica de Viana e sim comidas de Portugal. Eu fiquei no bom e velho prego no prato, que é composto de um bife (de carne de vaca), batatas fritas e salada, com um ovo frito e de gema mole por cima da carne. Este não tem como ser ruim. O resto do povo comeu costeleta de porco, bacalhau e uns peixes lá.

Após o almoço, todos de barriga cheia, pegamos o guia de Portugal e fomos vendo pelo mapa o que tinha pra ver em Viana do Castelo. Como pontos importantes temos a ponte Eiffel que aparece ao fundo, e faz a travessia do rio Lima.

Na praça da república, a mais importante da cidade, temos os paços do concelho, antiga prefeitura, com seus arcos góticos e o brasão de D. João III.

Um edifício estilo renascentista com as colunas trabalhadas.

O Forte de Santigo da Barra que tinha como função a defesa da cidade. Que nos pareceu mais bonito do alto, tanto que ninguém quis entrar.

Ao alto temos o monte de Santa Luzia, que pode ser visitado através de um funicular ou indo de carro por uma estrada bem sinuosa.

No alto do monte temos a basílica de 1926, uma réplica da Sacre Coeur de Paris, e ponto de peregrinação.

Vista de dentro da cúpula central.

A galera reunida e por trás a vista da cidade do alto do monte.