segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Reveillon 2007-Madrid-31/12

O dia estava muito bonito e apesar do que todo mundo disse, em Madrid não estava tão frio. Me arrependi de ter levado 2 casacos.
Fomos então seguir o "roteiro turístico". Começamos pela Plaza de Colón, uma homenagem à Cristovão Colombo que deve ter em toda cidade da espanha. 

Lá tem o centro cultural de Madrid e um monumento a Colombo de 17 metros de altura.
Andando pelas ruas de Madrid achamos a biblioteca nacional.
A Puerta de Alcalá que foi mandada contruir pelo rei Carlos III em 1778 e é obra do arquiteto Francesco Sabatini foi inicialmente a entrada principal da cidade de Madrid. Esta já é a segunda porta de alcalá construída, pois teve uma outra porta, com o mesmo nome, que não era neste mesmo lugar e foi derrubada em 1764 para ampliar a Calle de Alcalá.
O Parque del Retiro tem 118 hectares e foi contruído entre 1630 e 1640. Esta foto nós tiramos na av. de Méjico por onde entramos:
Foto do tanque principal e ao fundo o monumento a Alfonso XII.
Eu, Marília, Gisele e Viegas no Paseo de la Argentina, uma alameda (dentro do parque) formada por uma série de estátuas dedicadas aos monarcas espanhóis.
Este é o El Paterre, um jardim com uma fonte. Muito bonito!!!!
Eu tinha visto num blog umas indicações de onde comer barato em Madrid e decidimos procurar um desses locais: Restaurante Diamantino. No caminho passamos pela estação de trem de Atocha e tiramos esta foto. Pena que a fome era tanta que nós não entramos, a Marília disse que tem tipo um floresta lá dentro.
Depois de meia hora andando sem achar o restaurante, encontramos um cabeleireiro com a bandeirinha do Brasil e decidimos perguntar. O brasileiro salvou nossa barriga e nos colocou no caminho do Restaurante. A comida é bem parecida com o esquema de shopping center e o buffet libre custa 9,50 euros e funciona das 13 as 23:30. Para não cometer o erro do outro blog vou dizer o endereço certo: Calle de Atocha nº 67, bem em cima da saída do metrô "Anton Martin", que por sinal tem um Burger king perto. 
Com a barriga cheia, pegamos o metrô e fomos até a Plaza Mayor, uma praça quadrada, totalmente rodeada por edifícios que tem 9 entradas. Contruída por Filipe II no século XV, só foi concluída no reinado de Filipe III em 1619. Por causa do ano novo, estava acontecendo uma feira (Mercado Navideño) na praça, que vendia perucas coloridas, coisas brilhantes e etc. Os madrileños gostam de se enfeitar pro ano novo. Parece até carnaval. 
No meio da praça tem uma estátua em homenagem a Filipe III de 1616 que só foi colocada na praça em 1848 pela rainha Isabel II.
Foto da Catedral de Santa María la Real de la Almudena, a sede episcopal da diocese de Madrid, fica do lado do palácio real. Infelizmente não conseguimos entrar na catedral por causa do ano novo.
O Palácio Real de Madrid ou Palacio de Oriente é o maior palácio real ocidental em extensão com 135.000 m2 e é oficialmente a residência do Rei da Espanha, apesar do atual rei (Juan Carlos I) usá-la somente para ocasiões de gala pois ele mora em um palácio mais modesto (Palacio de Zarzuela). O palácio é aberto a visitações e tem obras de pintores famosos, assim como uma coleções de Stradivarius. Foto da fachada sul do palácio e da Plaza de la Armería.
Tiooooo deixa nóis entrá....eheheheh....Foi o máximo que eu consegui ver do palácio. A Gisele conseguiu fazer a visita em outro dia.
Essa foto é do monumento a Felipe IV (mais uma vez em um cavalo) que se encontra no centro da Plaza de Oriente situada a leste do Palacio Real. Nela há também outras estátuas representando os reis da Espanha.
Plaza de España, no centro tem uma funte dedicada a Miguel de Cervantes, que não é essa mostrada aí.
Finalmente a noite chegou e fomos para a Plaza Puerta del Sol onde aconteceria a comemoração do ano novo. Encontramos com a Veve, Michele e Tiago lá. Estes dois são as maiores figuras que conhecí em Pt. Eles também deveriam ficar no hostel do OSAMA mas ao chegarem no muquifo eles fizeram um escândalo e procuraram outro hostel. Quando os encontramos estavam cada um com uma garrafa de champagne. Detalhe é que não podia entrar no isolamento da plaza puerta del sol com garrafas. Pensa que isso nos impediu? Cada um botou uma garrafa dentro do casaco e já era!
Reparem na peruca do rapaz atrás. 
Segundo as espanholas da residência você ia pra essa praça e comia uma uva a cada badalada da meia noite do ano novo. Mas quem disse que alguém escutava badalada?? Quando vi já estavam soltando os fogos de artifício. Comi as uvas mesmo assim. 
Praça Porta do Sol lotada: 

domingo, 30 de dezembro de 2007

Reveillon 2007-Madrid-30/12

Uma vantagem da Europa é que tudo é perto e o sistema de transportes aqui é bom e diversificado. Conhecendo os macetes dados por outros brasileiros ficamos de olho no site das companhias aéreas de baixo custo procurando passagem barata: www.ryanair.com ; www.easyjet.com ; www.vueling.com
No princípio eu pensava em ir passar o Reveillon em Paris mas o pessoal que foi pra lá fez uma viagem um pouco cara para meu pobre bolso, sem falar que ia só casal. Então decidi seguir outro grupo (de solteiros) que queria ir a Madrid. Compramos as passagens na Ryanair e fomos atrás de um hotel ou albergue. Eu, como todos do grupo, estávamos ocupados com trabalhos da faculdade, o que fez com que as reservas dos albergues fossem difíceis e nas pressas. O grupo ficou dividido em 2 lugares diferentes, Eu, Eveline(BSB), Tiago(BSB), Michele(BSB) e Marília(SP) em um hostel no centro e Gisele(SP) e Viegas(PA/RN) num hotel lowcost mais afastado.Cada um iria chegar em Madrid num dia diferente.
Enquanto a Gisele tinha ido pra Noruega e de lá para madrid no dia 29, eu, Viegas e Marília. só saímos do Porto dia 30.
Uma coisa que logo se aprende, quando se quer viajar nestas companhias de Low-cost, é que, geralmente, eles só deixam levar uma malinha de mão com um peso definido. E no caso da ryanair, o peso máximo são 10 quilos (ou pode despachar e pagar mais - uns 15 euros), as cadeiras são bem apertadas e obviamente eles não tem serviço de bordo, ou melhor, eles tem serviço, mas TUDO é pago e BASTANTE caro.
Antes de viajar eu fiz um roteiro turístico, procurando na net onde ir, mapas de metrô, informações de lugares pra comer e o custo disso. Quando chegamos lá decidimos comprar um ticket de turismo para 5 dias no metrô ou ônibus. O serviço de limpeza estava de greve então o metrô todo estava muito sujo e com um cheiro meio desagradável.
Fomos com o Viegas para o hotel dele (o que mais tarde mostraria ter sido uma decisão sábia), um ETAP, hotel low-cost da rede IBIS. Pensei que ia encontrar a Gisele por lá, mas ela tinha ido passear. Então fomos fazer o check-in no nosso hostel e o Viegas nos acompanhou.
Eis a roubada da viagem: o albergue era muuuuuuuiiiiiiiitttttttttoooooo ruim. Pra começar o hostel era no 7º andar. Chegando lá, um cheiro de mofo insuportável. Batemos na porta e um cara (mineiro por sinal) veio atender e nos levou até outro prédio (onde ficava a administração). Chegando lá, o "administrador" parecia o Osama Bin Laden: uma barba feia e grande, um gorro e um óculos escuro. Eis o porque de eu ter digo que levar o Viegas conosco foi uma boa. Só conseguiamos pensar que íamos ser sequestradas e obrigadas a ser escravas sexuais.
Nossa intuição disse pra vazar imediatamente...ehehehe. Mesmo assim fomos ver o quarto (que tinha mannchas de sangue na cama) e como não podíamos cancelar preferímos pegar a chave e só voltar no dia de devolver. Abaixo as únicas fotos que eu tenho coragem de postar, uma da porta do hotel (reparem que o hostel é só no 7º andar) e uma do interruptor do banheiro...credoooooo!!! Nunca, jamais, em tempo algum, fiquem neste hostel.


Deixamos as mochilas lá só pra ir atrás de alguma coisa pra comer pois era hora do almoço. No caminho passamos pelo prédio do Congreso de Los Diputados, um dos lugares marcados no meu "guia turístico".
Já tinham nos avisado que na espanha eles almoçam tarde (depois das 15 horas), mas como perdemos tempo no hotel do Viegas e no Osama, já eram quase 17h quando fomos sair e adivinha só onde nós almoçamos??? McDonalds...ehehehehe.
De lá nós pensamos na única solução viável para passar o dia 30 e 31 (graças a deus só fizemos 2 reservas): o Hotel ETAP do Viegas. Só tinha um pequeno detalhe: o hotel não tinha vaga até o dia 01/01/08. Solução: fomos todos pro quarto da Gisele e do Viegas na clandestinidade e na cara de pau. Antes isso do que ser escrava sexual!

sábado, 22 de dezembro de 2007

Passeios pelo Porto - El corte inglés

Uma amiga do Alessandro de São Carlos (a Ava) está fazendo um pedaço do Doutorado em Guimarães e veio passar o Natal com ele, então fomos mostrar a ela uma loja grande e cara que tem lá em Gaia, o El Corte Inglés. Vários andares de loja e cada um tem um departamento. Muito legal mas muito caro mesmo. Foto (Viegas, eu, Alessandro, Will e Heryka) na frente do El corte inglés.
Depois de andarmos na loja e não comprarmos nem sequer um bombom, fomos passear por Gaia e pela Ribeira. Na foto abaixo estão Alessandro, Will, Viegas, Ava e Heryka dentro do Funicular dos Guindais, o jeito mais preguiçoso de ir do alto da cidade do Porto até a margem do rio Douro.
Tentamos tirar uma foto com a ponte D. Luis iluminada para o Natal mas não conseguimos.
Outra foto na ribeira com um prédio ao fundo que nunca fomos e até hoje eu não sei o que é.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Meu aniversário

Meu aniversário caiu num dia de semana e decidimos comemorar comendo pizza. À tarde eu fui com a Meika andar pela cidade e tentamos encontrar um rodízio de pizza que o João (um portuga) havia me falado. Achamos o bendito rodízio mas era caríssimo. Decidi então ir comer no Shopping Dolce Vita (perto da residência - SPRU).
Fui mais cedo pra passar no supermercado e comprar um bolo e velas. Entramos no pizza Hut e tentamos pedir uma mesa para 12 pessoas, mas é ruim de convencer os portugueses a serem mais flexíveis. Ficamos então divididos em 2 mesas que coincidiram ser 1 de brasileiros e 1 dos estrangeiros...ehehe. Abaixo uma foto minha na "mesa dos estrangeiros".
E uma foto da "mesa dos estrangeiros", da esquerda pra direita: Mina(Alemanha), Will (EUA), Karol (Peru) e Maria (Grécia) .
E na "mesa dos brasileiros", da esquerda pra direita: Alessandro(SP), Lucival(BSB), Eveline(BSB)
Marcelo (RN), Meika (RN), Heryka (RN) e Gisele(SP).
Fizemos os velhos cálculos e decidimos pedir. Os 4 estrangeiros pediram separado e nós pedimos umas promoções que vinham: pão de alho, pizzas e um sorvete. Pedimos pizzas diferentes e todas estavam muito boas. Na hora do sorvete o garçon veio falar o nome dos sorvetes que tinha. Ninguém conseguia entender um dos nomes e cada vez que um de nós ia pedir, falava algo estranho (semelhante ao que escutávamos). O garçon ria toda a vez e depois até tiramos uma foto com o cidadão. Depois fui descobrir que o nome do sorvete era Stracciatella, o nosso flocos
Por fim, decidimos cantar os parabéns e botamos as velas no bolo. A velas não queriam apagar e ficavam acendendo. O garçon tava meio desesperado que a fumaça acionasse o alarme de incêndio e todos se apressaram em apagar...eheheheh. O bolo ficou cheio de cinzas.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Troca Prendas da Residência

Após termos marcado o Amigo secreto "brasileiro" ficamos sabendo que ia ter um Troca-Prendas na residência. Decidimos não cancelar o nosso e participar dos 2. Tinha uma mesona com comidinhas e muita gente que eu sequer conhecia.


É lógico que tinha muita gente conhecida também. Foto eu, Gisele e Meika

Apareceu uma brasileira que quase não socializa: a Heryka de Natal.

No fim também conheci mais duas gregas que ficavam ensinando palavrões em grego. A Maria trouxe um livro Grego-Inglês e tiveram que tomar da minha mão pois eu não parava de falar "grego"....ehehehe. Foto: Eu, meika, Maria, Gisele e Mina.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Amigo secreto de Natal

Sem saber se o povo da residência iria fazer um amigo secreto (ou troca-prendas como eles dizem aqui), os brasileiros decidiram fazer um amigo secreto de natal no dia 15 de dezembro. Chamamos outras pessoas que não eram brasileiros como a Maria (Grécia), Mina (Alemanha), Will (EUA), Karol (Peru).
Foto da Maria, Meika, Marlos e Will. Estão todos imitando o Will quando tira foto : tenso. 
Mina, eu e Karol no começo da festa, esperando o povo descer. Cada um trazia uma comida além da "Prenda" que ficou estabalecida ser de 3 a 5 euros.

Eu, Gisele, Meika e Mina....povo gente fina demais...
Cada vez que ia chegando gente nós tirávamos uma foto. Como não sorteamos antecipadamente o amigo secreto, qualquer um podia aparecer com um presente que entrava na brincadeira.
Foto até com uns portugas que apareceram mas não entraram na brincadeira.
Depois que todos chegaram, pegamos os nomes de todos, dobramos e fomos tirando de um saco. Quem saísse podia escolher um presente da mesa(embrulhado) ou o presente de alguém que já tinha aberto o seu. No fim, o meu cachecol fez um sucesso e virou uma putaria, todos queriam o cachecol.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Passeios pelo Porto - Patinação frustrada

Fizeram um ring de patinação minúsculo lá no centro e eu tentei chamar o povo pra ir patinar. Os únicos que toparam foram a Gisele e Alessandro. Aproveitamos pra tirar fotos da decoração de Natal da cidade. Mais uma vez a árvore de Natal da Avenida dos Aliados. Ela apaga totalmente, aí vai acendendo aos poucos, umas velas, uns anjos com cornetas até ficar toda acessa...Massa!!!

Chegamos no lugar da patinação e o ringue estava sendo usado para um desfile que ia demorar pra acabar (pelo que informaram). Decidimos então passear pela ribeira e tirar fotos. Abaixo, as decorações das ruas.


A Gisele tava querendo tirar uma foto das luzes na torre dos clérigos (abaixo). Achei "paia" essa decoração da torre, mas ela achou LINDO!
Acabamos o passeio no Rio Douro. A ponte D. Luis mudava a iluminação de azul para verde.