quarta-feira, 7 de maio de 2008

Tradição acadêmica Portuguesa

Desde o primeiro dia que eu cheguei no Porto eu via uns alunos vestidos com uma roupa preta e dando uns trotes meio estranhos. Nessa semana eu tive a oportunidade de entender um pouco mais sobre esta tradição universitária portuguesa. Eles levam muito a sério a tradição e tem até um código das praxes acadêmicas (as PRAXES são os trotes).

Os que entram na faculdade são chamados CALOIROS,(isso mesmo!eheh) e seguem uma hierarquia do primeiro ao último ano tais como: Caloiros, semi-putos, putos, Doutores de merda, Merda de doutores, Veteranos e outras. Me disseram que os caloiros não vestem as roupas pretas (chamadas de capa e batina). Estas roupas, usadas tanto por mulheres e homens, são como um uniforme. Uns dizem que ela deriva das vestes dos antigos religiosos e tem várias regras (como sapato de uma cor, tais peças de roupa).
No decorrer do ano, os Caloiros sofrem trotes, ou como chamam aqui praxes, onde são "humilhados" em público e que dizem eles servir para unir os novatos. Só quem está vestido com a roupa tradicional é que pode aplicar a praxe e somentes os caloiros que participaram da praxe podem em outros anos aplicarem.
Nas faculdades existem também as TUNAS que são tipo bandas em que os alunos participam e até concorrem com outras em grandes festivais. No meio destas tradições tem uma festa muito conhecida por aqui: A QUEIMA DAS FITAS, que é uma semana festiva que acontece todos os anos no mês de maio, onde os alunos tem diversos eventos e muita cachaça pra tomar..ehehehehe. A semana toda não tem aulas pra eles (e pra mim também).

Começou na madrugada de sábado pra domingo com a SERENATA ESTUDANTIL no centro da cidade.

Abaixo: Meika, Marília e eu escutando a Serenata Estudantil, onde alunos tocam músicas (que eu acho que é Fado...ehehehe)

Depois Marília, Eu e Marcelo.

E ao fundo tem os alunos tocando e cantando. Nunca tinha visto tanta gente na cidade. Dizem que esta é a segunda maior festa do Porto (que só perde pra festa de São João) e que envolve cerca de 350.000 estudantes de todas as universidades.

No Domingo tem a Missa da benção das pastas onde eles penduram as fitas coloridas e assinadas pelos amigos e família. Na terça temos o mais falado evento: O CORTEJO.
Olha a pose do rapaz!!! Este me pareceu ser um aluno de engenharia. A Cartola e a Bengala tem a cor do seu curso e é usada pelos alunos do último ano: os finalistas.


Um dos primeiros grupos a passar (que eu não entendi de que curso eram, mas estavam animados) tocando um tambor que se bobeasse e tocasse frevo eu acharia que tava em Olinda...ehehehe

A seguir veio a Medicina (aqui eles consideram odonto junto com medicina). Lá atrás vem um caminhão tipo um "carro alegórico" que cada curso trás com coisas escritas, muitas delas bem bestas. Na fente do caminhão vem os alunos finalistas com as cartolas e as bengalas.

Em cima desse caminhão vem alunos do penúltimo ano com umas pastas com as fitas. E em seguida vem os alunos dos outros anos e no fim os Caloiros (que a partir desta semana deixam de levar praxe) são os mais animados e cantam sempre coisas como: "o nosso curso é o melhor", "nós é que mandamos", "e esta merda é toda nossa" etc. Que roupinha feia!!!!

Depois veio o curso das ciências que por algum motivo veio com Caloiros xingando a engenharia...ehehehehe. Quem pode incomoda!!!!

E o carro alegórico da ciências.

Logo depois veio a engenharia. Sente o poder!!!!!

De vez em quando tinha alguém que vinha e dava 3 bengaladas na cabeça de um finalista. Me disseram que era pra desejar boa sorte.

Em cima do caminhão está um aluno com uma colher de pau promovendo o coro dos outros estudantes. Essa colher de pau eu ainda não descobri o significado mas segundo Meika os alunos são o Harry Potter e as colheres as vassouras deles...ehehehehe. Inveja aí nas fotos dos Harry potter meika!!!!

A platéia muito gata assistindo o desfile no sol que ironicamente queima você, mas não faz calor porque o vento frio não deixa.

Agora veio o curso de farmácia que soltou balões, fumaça roxa e papel picado.

Toda a parte jovem do Porto parecia estar nas ruas....eheheheh...Olha só o pequenino!!!!

A noite o povo vai para o "Queimódromo" onde paga pra entrar e tem uns shows, mas eu não me animei.........E que venha o São joão!!!!

Um comentário:

  1. Eita que ficou show de bola esses comentários e toda cobertura completa da caloirada by karlitcha visse!

    Quero umas fotos suas do povo das colheresssssssssss!!

    ResponderExcluir

Regras de Postagem
Os comentários serão lidos e se obdecerem as regras abaixo, serão postados:

- Tem que ser relacionado com o post.
- Não é permitido propaganda.
- Não é permitido ofensas pessoais, ameaças e xingamentos. Se está com problemas na vida, resolva-os. Não vem descontar em mim.