sábado, 20 de junho de 2009

Fátima

    O santuário de Fátima é um dos maiores santuários de Maria do mundo. Apesar de eu não conhecer muitos outros (só a Basilica de Nazaré em Belém do Pará) fiquei muito impressionada com o tamanho e infra-estrutura do santuário.

    Para quem, como eu, não conhece muito da história aqui vai um pouco retirada de folhetos lá de Fátima: Em 13 de Maio de 1917, por volta do meio dia, após rezarem o terço como faziam habitualmente, 3 crianças pastoras (Lúcia de Jesus-10 anos e seus primos Jacinta e Francisco Marto-7 e 9 anos), viram uma luz brilhante e em cima de uma azinheira (ou carvalho) uma senhora com um terço na mão. A senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e os convidou a voltar ao mesmo lugar durante os próximos cinco meses, todo dia 13 àquela hora. As crianças voltaram e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro a Senhora tornou a aparecer e falar com eles na Cova de Santa Iria (localidade de Fátima). No dia 13 de Agosto as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho para Vila Nova de Ourém. Por causa disso, a aparição deu-se, no dia 19 de Agosto, em Valinhos (localidade). Na última aparição (em 13 de outubro), na presença de cerca de 70.000 pessoas, a senhora disse-lhes que era a Senhora do Rosário, que fizessem ali uma capela em Sua honra e realizou um milagre (que havia prometido em Julho e Setembro): o sol parecia um disco de prata, podia ver-se sem dificuldade e girava sobre si próprio como uma roda de fogo. 

    Eis uma foto dos 3 pastorinhos:

    Naquele local foi construído uma capela e posteriormente um santuário. Das 3 crianças: Francisco morreu em 1919, aos 10 anos, após prolongada doença. Jacinta morreu em 1920, aos 9 anos, após dolorosa doença. Lúcia tornou-se freira e morreu em 2005. Dizem que a Santa revelou 3 segredos aos Pastorinhos (que perguntei a uma freira e ela me falou mas eu não lembro) e segundo Lúcia, antes da aparição da Santa já havia aparecido, por várias vezes, um Anjo que os preparou para a aparição da Santa.

    Assim que entramos no Pátio do Santuário, vemos uma grande cruz vermelha (Cruz Alta, com 34 m de altura e 17 m de largura, em comemoração ao fim do ano santo de 1951) e algumas estátuas, dentre elas a do Papa João Paulo II, feita em bronze, com 3,5 m de altura:

    Atrás vemos uma grande igreja redonda, a Igreja da Santíssima Trindade, planejada desde 1974, construída em 2004, com 125 m de diâmetro, capacidade de 8633 lugares sentados.

    Vista Lateral da Igreja com a Cruz em frente.

    Dentro da igreja, tem uma decoração relativamente simples (na minha humilde opinião). O painel do altar é feito com folhas de ouro dentre outros materiais (informação da Freira do guichê da informação), tem um fragmento de mámore do túmulo do apóstolo Pedro (sobre a qual está construída a Basílica do Vaticano) e um crucifixo com um Jesus diferente e feio (de novo, na minha humilde opinião).

    Vemos também, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, iniciada em 1928 e sagrada em 1953 (Dos 2 lados temos as Colunatas que ligam a Basílica aos prédios laterais):

    Eu fiquei imaginando esse santuário ENTUPIDO de gente no mês de maio. Uma vista mais de perto.

    Por dentro, a Basílica, com estilo Neo-Barroco (muito bonito na minha opinião), tem 15 altares, dedicados aos 15 mistérios do Rosário,
um órgão monumental, montado em 1952, com cerca de 12 mil tubos,
o túmulo do Beato Francisco Marto,
e o túmulo de Jacinta Marto e Irmã Lúcia.

    Do lado esquerdo da praça, vemos a Capela das Aparições que a Santa mandou construir,
com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

    No meio da praça vemos um longo caminho de pedra (lisa) onde os fiéis percorrem de joelhos e vão até a capela das aparições e dão voltas. Em frente a esta capela, do lado direito da praça central temos um prédio, onde a Freira do guichê de informação (que esqueci de perguntar o nome) disse que estava acontecendo uma exposição (Fátima Luz e Paz) a cada meia hora. Pagamos 1€ e no começo éramos só nós duas e uma freira foi explicando cada parte do trajeto até uma sala de vídeo, onde passou toda a história de Fátima e um trecho com a voz da irmã Lúcia. Ao terminar o vídeo passamos por várias salas com oferendas de fiéis e papas à Santa.

    O que me chamou atenção foi a Coroa, que a Santa só usa em peregrinações importantes, dada por mulheres portuguesas em 1942 em agradecimento por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra. Nela está a bala que acertou o Papa João Paulo II em 13 de Maio de 1981. Do lado, um anel dado pelo mesmo Papa em 2000. Pena que não se podia tirar fotos. Achei no google uma imagem da coroa e coloquei um círculo na bala. Segundo a freira esta coroa tinha um espaço que deu certinho a bala, sem precisar de ajustes.

    Do lado desse edifício há um pedaço do muro de Berlim, colocado lá como grata recordação da intervenção de Deus, prometida em Fátima, da queda do comunismo.

    Por baixo da praça central temos várias instalações, que são chamadas de área da reconciliação, com painéis de azuleijos, capelas, uma exposição sobre o Beato Francisco Marto e 2 espelhos d'água.

    O que uma visita a um lugar bonito e uma passada no guichê de informações não faz ein? Agradeço a freira que foi muito genteil e muito simpática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de Postagem
Os comentários serão lidos e se obdecerem as regras abaixo, serão postados:

- Tem que ser relacionado com o post.
- Não é permitido propaganda.
- Não é permitido ofensas pessoais, ameaças e xingamentos. Se está com problemas na vida, resolva-os. Não vem descontar em mim.