terça-feira, 30 de outubro de 2007

Passeio por Gaia

O Porto é um município e também um distrito de Portugal. A cidade do Porto, conhecida como a cidade invícta possui cerca de 200 mil habitantes e é rodeada por vários outros municípios, formando a grande Porto. Os Portuenses são muito bairristas, tem uma rixa com a cidade de Lisboa e não aceitam a versão de que Portugal possa ter começado na cidade de Guimarães. 
Cheguei a Portugal no meio do Outono, onde eles consideram ainda uma temperatura agradável, chegando ao ponto de irem jogar vôlei na praia fria só de camiseta e shorts. 
Para aproveitar o bom tempo e sair um pouco da residência o pessoal resolveu passear por Vila nova de Gaia .
Vila nova de Gaia é um município (ou concelho, como dizem os portugueses) da Grande Porto, situada às margens do Rio Douro. É nele que ficam as grandes Caves de Vinhos do Porto. A ligação entre eles é feita por várias Pontes e podemos chegar lá de carro, ônibus (autocarro, como dizem em português) ou metrô.

Escolhemos ir de metro até a Ribeira do Porto e descer até a beira do rio pelo Funicular dos Guindais (tipo um bondinho com trilhos). Atravessamos a Ponte Dom Luís e caminhamos pela beira do rio que por sinal é muito bonita. Esta é uma foto do funicular dos guindais.

E uma foto minha com a ponte Dom Luis ao fundo (esta ponte foi feita por um discípulo do Eiffel).

domingo, 28 de outubro de 2007

Residência SPRU e FEUP

Na residência, além do quarto podíamos usufruir também de algumas áreas comuns: a lavanderia self-service (com máquinas de lavar, secadoras e um varal móvel), sala de estudo e duas salas de convívio com televisão. Para aqueles que me conhecem não preciso dizer que eu vivia nas salas de convívio (por causa da TV). O prédio tinha wireless e no quarto tinha cabo de rede e podia ter uma tv (mas tinhamos que comprar). 

Foi devido a minha frequência na sala de TV que eu conheci muita gente...a maioria brasileiros, de vários estados do Brasil. Deles eu recebí as melhores dicas e macetes do que eu precisava fazer (cartão do metrô, um número tipo o nosso cpf -  o NIF, em qual banco abrir conta).
Logo no primeiro dia eu saí pra conhecer a redondeza, onde comer etc. O segurança me indicou um shopping bem perto (shopping Dolce Vita) e acabei jantando por lá. No outro dia fui na FEUP (Faculdade de Engenharia) pra pegar horários e ir na secretaria. O primeiro dia que fui lá foi muito estranho, tudo novo, muita coisa pra descobrir... Foto da biblioteca central.

Não sei como são as outras universidades federais e particulares brasileiras pois só frequentei uma: a federal do ceará...Mas eu realmente me surpreendi com a FEUP. A faculdade de engenharia é novinha (tem uns 5 anos) e muito bem sinalizada, com mapas e um site relativamente bom. Fui na secretaria do mestrado e me indicaram tudo o que tinha que fazer e os horários das aulas. Na hora de almoçar perguntei pra secretária onde era bom e barato..ela me indicou a cantina estilo RU, os bares e o restaurante bem da frente da faculdade. O almoço tinha 3 opções: carne, peixe e dieta...Não gostei da carne nem do peixe e a dieta eu tinha que pedir um dia antes. 
Entao perguntei como era a carne, aí a mulher me pergunta algo que eu não entendi (porque logo que chegamos lá não dá pra entender o que eles falam, apesar de ser português), e eu respondo que sim. Quando fui pagar ela falou pro caixa: um prego no prato! No caminho pra mesa, pra esperar o prato que ela me disse eu fico pensando: o que será prego no prato? será que eu vou gostar disso?
Pouco depois vem um alívio, prego no prato nada mais é do que um bife de carne de vaca, com um ovo frito (de gema mole) em cima, batata frita e salada. Uma pena que a comida é meio sem sal.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A viagem

Cheguei em Belém mas ainda demorei uma semana a dar entrada no visto pois faltavam documentos (exame médico de Belém e carta de aceitação/matrícula da instituição de ensino). Após duas semanas já tinha dado entrada no visto, mas ainda não havia sido liberada pelo consulado para viajar. Confesso que estava com um pouco de medo de viajar sem visto e ser barrada no controle de fronteira. 
Quase todo dia eu ia no consulado quando finalmente me deram o recibo e um documento de que eu ia buscar o visto de estudante em VIGO. Nesse meio tempo em Belém, entrei em contato com a residência universitária da Universidade do Porto, que tinha os preços mais baratos, só que não consegui vaga por já ter solicitado tarde demais. Foi quando encontrei uma residência universitária particular, a World SPRU que era mais cara porém tinha vagas.
Saí de Belém rumo ao Porto, com escalas em Fortaleza e Lisboa. Cheguei em Lisboa depois de 6 horas de vôo e como estavamos atrasados, já fomos encaminhados pra um balcão que remarcava os vôos rumo ao Porto.
A fila da imigração para estrangeiros estava enooooorme e na minha frente tinha uma cearense com um comportamento tão estranho que desconfio que ela era prostituta. Isso me deixou um pouco nervosa, pois a mulher tava muito nervosa, que já tinha sido barrada várias vezes e não queria ir num guichê com uma mulher. O guichê de uma mulher liberou e ela me jogou pra ele (me deu a vez dela). Felizmente a "entrevista" foi tranquila.
Ao sair do balcão com o passaporte carimbado eu tive que correr pra não perder o outro vôo para o Porto. Cheguei no Porto rapidinho, peguei minhas malas, e fui pra alfândega. A oficial abriu a minha maior mala mas não mexeu muito, só perguntou o que tinha nela e eu respondi: só roupas e objetos pessoais. Eu tava com medo que ela bagunçasse tanto que não fechasse depois. ehehe. 
Assim que saí pro lobby do aeroporto me impressionei com a beleza do pequeno aeroporto :
Contrariando as indicações da minha tia (que é uma viajante muito experiente) que dizia pra eu pegar um táxi do aeroporto até a residência, fui atrás de informações de como chegar na minha residência (SPRU) do jeito mais barato e recebi as seguintes opções: táxi uns 20 euros e metrô 1,85. Quem me conhece sabe que a opção que escolhi foi o metrô...já tinha ido até com pouca bagagem (seguindo os princípios de buda) pra poder levar sozinha. Peguei um mapa da cidade e vários panfletos sobre o Porto e fui de metrô pra residência. Dentro do metro eu encontrei com um casal de paulistas que vieram me falando dos lugares pra visitar no Porto e etc.
Eu já tinha pesquisado que a minha residência era em cima do metrô (que aqui em Portugal se chama metro - sem acento, como a medida) então eu não teria que andar muito. Aqui foi o momento em que me arrependi da minha "mão de vaquice": o problema é que o caminho era uma subida e quase morro puxando as minhas duas malas. Eu estava tão sem fôlego que ao chegar na recepção da residência quase não consegui falar com o segurança e dizer o meu nome e minha reserva.
A frente da residência era meio feia (pois estava em reforma) mas as instalações eram novas e bem ajeitadinhas. Deixo o site da residência que tem alojamentos em Lisboa, Braga e Porto: http://www.spru.pt/. Aí tem umas fotos do quarto simples (lá no Porto tem dois tipos de quarto, um tipo pra 01 pessoa e outro para casal) que tem uma mini cozinha (com fogão, microondas, pia, frigobar e algumas louças) e um banheiro.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Como tudo começou e Despedidas

Bem....Vou contar como tudo começou:
Lembro que desde os 16 anos eu tinha vontade de fazer um intercâmbio, ou morar em outro país mas sempre me faltou a grana.  Eu sempre tive vontade de morar num país que falasse inglês, mas ultimamente comecei a me interessear pelo Canadá (parte francesa). Todos os meus amigos já estavam meio de saco cheio de tanto eu falar no Canadá e de como eu ia imigrar pra lá (até entrei num curso de francês). O problema era nunca ter o dinheiro e o nível de francês suficientes pra isso. Então, no auge de uma de minhas crises de impaciência e impulsividade procurei na internet (e perguntei para um professor da faculdade) sobre cursos de Mestrado em Segurança do Trabalho (cujo tema me interessa). Meu professor me indicou o único que ele sabia, que ficava na Universidade do Porto. Num golpe de sorte ao procurar por esta universidade ví que estavam abertas as inscrições, só não vi que já era tipo segunda chamada, ou seja, eu teria menos tempo para o começo das aulas. Após mais ou menos um mês saiu o resultado: eu estava aprovada. Primeiro devia me matricular e isso tinha que ser pessoalmente ou por procuração (que foi o meu caso). Matrícula feita, agora era hora de tirar o visto e viajar. 

Aí veio o outro problema: o consulado português em Fortaleza (cidade em que eu morava) é honorário (subordinado a Recife) e lá me disseram que o visto iria demorar uns 2 meses e que só após isso eu poderia viajar. Aqui eu abro um parêntese para explicar que não é necessário ter visto para entrar na união européia (mais especificamente nos países do espaço Schengen) só que isso só serve para turistas e por um período de 3 meses. Fiquei desesperada, pois assim eu iria perder muitas aulas e talvez não recuperasse o semestre. Foi aí que a minha mãe e tia foram no consulado português de Belém (onde elas moravam), inventaram uma história de que eu morava em Fortaleza só para estudar (pois só podiam pedir visto de pessoas residentes em Belém) e lá disseram que eu deveria entrar pessoalmente com o pedido, o mais rápido possível e poderia pegar o visto em VIGO, Espanha.
Tive que viajar pra Belém nas pressas para dar entrada no visto. Tive um fim de semana pra resolver minha vida em Fortaleza e na segunda poder ir ao Consulado português em Belém. 

Lógico que uma viagem não é uma viagem sem despedidas, então fiz algumas: Na quinta fui pra um bar com meus primos (Rod e Débora) e duas amigas (Josy e Rafa) , o velho e bom Assis da picanha, um lugar que eu nunca fui (ehehehehe). Na verdade repetimos a dose na sexta-feira também.
Houve também uma dupla despedida (pra mim e pro Lennon um amigo que estava indo trabalhar em Macapá) no sábado, no restaurante DALLAS em Fortaleza.
Já em Belém, houve uma despedida dos meus familiares.
Obrigado a todos que compareceram!!

Bem vindo a todos!

Olá a todos aqueles que procuraram o meu blog ou que o acharam sem querer. Não sei se vou conseguir escrever sempre aqui, mas vou procurar mantê-lo atualizado. Este não é um blog de dicas de viagem, e sim um relato de algumas viagens que fiz, mas que podem ajudar as suas futuras viagens.

Desde pequena sonho em morar fora do Brasil e em 2007 surgiu a oportunidade de fazer um mestrado em Portugal, o que me fez passar 2 anos por lá.

Nestes 2 anos nada foi como eu imaginava que seria, conheci muitas pessoas que talvez nunca conheceria, vivi muitas experiências diferentes, cresci culturalmente e amadureci.

Aqui vou colocar algumas destas experiências, viagens e o início do gosto por aventuras e conhecer novas culturas.