sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A viagem

Cheguei em Belém mas ainda demorei uma semana a dar entrada no visto pois faltavam documentos (exame médico de Belém e carta de aceitação/matrícula da instituição de ensino). Após duas semanas já tinha dado entrada no visto, mas ainda não havia sido liberada pelo consulado para viajar. Confesso que estava com um pouco de medo de viajar sem visto e ser barrada no controle de fronteira. 
Quase todo dia eu ia no consulado quando finalmente me deram o recibo e um documento de que eu ia buscar o visto de estudante em VIGO. Nesse meio tempo em Belém, entrei em contato com a residência universitária da Universidade do Porto, que tinha os preços mais baratos, só que não consegui vaga por já ter solicitado tarde demais. Foi quando encontrei uma residência universitária particular, a World SPRU que era mais cara porém tinha vagas.
Saí de Belém rumo ao Porto, com escalas em Fortaleza e Lisboa. Cheguei em Lisboa depois de 6 horas de vôo e como estavamos atrasados, já fomos encaminhados pra um balcão que remarcava os vôos rumo ao Porto.
A fila da imigração para estrangeiros estava enooooorme e na minha frente tinha uma cearense com um comportamento tão estranho que desconfio que ela era prostituta. Isso me deixou um pouco nervosa, pois a mulher tava muito nervosa, que já tinha sido barrada várias vezes e não queria ir num guichê com uma mulher. O guichê de uma mulher liberou e ela me jogou pra ele (me deu a vez dela). Felizmente a "entrevista" foi tranquila.
Ao sair do balcão com o passaporte carimbado eu tive que correr pra não perder o outro vôo para o Porto. Cheguei no Porto rapidinho, peguei minhas malas, e fui pra alfândega. A oficial abriu a minha maior mala mas não mexeu muito, só perguntou o que tinha nela e eu respondi: só roupas e objetos pessoais. Eu tava com medo que ela bagunçasse tanto que não fechasse depois. ehehe. 
Assim que saí pro lobby do aeroporto me impressionei com a beleza do pequeno aeroporto :
Contrariando as indicações da minha tia (que é uma viajante muito experiente) que dizia pra eu pegar um táxi do aeroporto até a residência, fui atrás de informações de como chegar na minha residência (SPRU) do jeito mais barato e recebi as seguintes opções: táxi uns 20 euros e metrô 1,85. Quem me conhece sabe que a opção que escolhi foi o metrô...já tinha ido até com pouca bagagem (seguindo os princípios de buda) pra poder levar sozinha. Peguei um mapa da cidade e vários panfletos sobre o Porto e fui de metrô pra residência. Dentro do metro eu encontrei com um casal de paulistas que vieram me falando dos lugares pra visitar no Porto e etc.
Eu já tinha pesquisado que a minha residência era em cima do metrô (que aqui em Portugal se chama metro - sem acento, como a medida) então eu não teria que andar muito. Aqui foi o momento em que me arrependi da minha "mão de vaquice": o problema é que o caminho era uma subida e quase morro puxando as minhas duas malas. Eu estava tão sem fôlego que ao chegar na recepção da residência quase não consegui falar com o segurança e dizer o meu nome e minha reserva.
A frente da residência era meio feia (pois estava em reforma) mas as instalações eram novas e bem ajeitadinhas. Deixo o site da residência que tem alojamentos em Lisboa, Braga e Porto: http://www.spru.pt/. Aí tem umas fotos do quarto simples (lá no Porto tem dois tipos de quarto, um tipo pra 01 pessoa e outro para casal) que tem uma mini cozinha (com fogão, microondas, pia, frigobar e algumas louças) e um banheiro.

Um comentário:

Regras de Postagem
Os comentários serão lidos e se obdecerem as regras abaixo, serão postados:

- Tem que ser relacionado com o post.
- Não é permitido propaganda.
- Não é permitido ofensas pessoais, ameaças e xingamentos. Se está com problemas na vida, resolva-os. Não vem descontar em mim.